Image

O Relatório de Investimentos da Eletros traz mensalmente um resumo dos cenários econômicos mundial e brasileiro, uma breve análise e as perspectivas futuras na Palavra do Gestor e a prévia dos resultados financeiros dos planos.

Cenário Econômico

Image

Cenário Externo

No mês, os mercados globais tiveram fortes altas embasadas em três importantes notícias: a aprovação de um novo pacote de incentivo fiscal nos EUA, incluindo uma nova rodada do auxílio de U$600; o fim das negociações do “Brexit” no Reino Unido e o início da vacinação em massa em diversos países do mundo.

 

Sobre o novo pacote fiscal, há de se atentar para as eleições de segundo turno do Senado na Geórgia, onde a vitória democrata, poderá acarretar no aumento de estímulos à economia nos próximos meses.

 

Além de todo esse incentivo de liquidez por parte do Congresso e Senado nos EUA, ainda vemos o FED, banco central norte-americano, fazendo um movimento expressivo de aumento de balanço, trazendo portanto uma liquidez nunca vista na economia real e nos mercados financeiros globais.

Image

Cenário Interno

No Brasil, os mercados de câmbio, bolsa e juros seguiram o cenário externo e apresentaram ganhos expressivos no mês de dezembro. Dois assuntos foram destaque no mercado brasileiro no período: a decisão do último comitê de política monetária de 2020 e a sinalização do governo em não estender o auxílio emergencial para 2021.

 

O COPOM esclareceu que apesar de estar monitorando de perto a alta inflação realizada nos últimos meses, acredita ser um choque temporário, mantendo em 2% a.a. a taxa básica de juros.

 

Sobre a prorrogação do auxílio emergencial também para 2021, nas próximas semanas teremos a escolha do novo presidente da câmara dos deputados que pode ser determinante para a pauta.

Image

Palavra do Gestor

Image

No mês de dezembro apresentamos rentabilidades positivas em todos os nossos Planos. O principal destaque foi a rentabilidade acumulada no ano do Plano BD Eletrobrás que ultrapassou sua meta atuarial com folga em um período tão difícil. O segmento de renda variável apresentou uma rentabilidade excepcional de 9,2% (IBrX), em linha com o mercado acionário americano que se valorizou 3,7% (S&P 500).

 

Adicionalmente, todos os mercados de riscos apresentaram variações positivas. O Real se apreciou em relação ao Dólar (3,1%), o Risco Brasil caiu 23 pts. e o preço do Barril  do Petróleo se valorizou 6,6%. Toda essa mudança de humor veio em sua maioria do Mercado Externo.

 

A expectativa de um novo incentivo fiscal norte-americano reforça a tese positiva para ativos de risco, dada a elevada liquidez financeira no mundo somada a convicção de que as taxas de juros globais continuarão muito baixas, por um longo período de tempo. Trazendo para o mercado interno, o Brasil vem “surfando essa onda” de liquidez global: o IBrX fechou o ano com rentabilidade +3,5%, tivemos uma melhora considerável no risco país e os juros de curto e longo prazo caíram nos últimos meses.

 

Em nossa visão, essas melhoras teriam sido ainda mais expressivas se tivéssemos um consenso entre o legislativo e o executivo sobre a importância das reformas estruturantes e da responsabilidade fiscal das contas nacionais. Parte do fluxo financeiro global ainda se mostra apreensivo para entrada no país, sendo as reformas administrativa e fiscal importantes medidas para impulsionar a economia e atrair novos investimentos reais e financeiros para o Brasil.

 

Acreditamos que o ano de 2021 será de grandes desafios para a gestão da Eletros, com uma taxa Selic tão baixa a tomada responsável de risco se mostra necessária para dar ganhos reais aos participantes.

 

Variáveis chave

Image

IBRx 100  +9,2% | A bolsa de valores acompanhou o mercado internacional e subiu bastante no mês de dezembro, com a expectativa de vacinas e entrada de fluxo estrangeiro no Brasil.

Real/Dólar  -3,1% | O Real se valorizou em relação ao dólar, em um movimento semelhante ao visto no mercado acionário brasileiro, sendo cotado a R$5,19.

Risco Brasil CDS  -23pts | O Risco Brasil caiu junto com os seus pares, fechando outubro a 143 pontos.

Standard & Poor's 500  +3,7% | O índice acionário dos EUA bateu suas máximas históricas com a melhora das condições financeiras globais.

Barril de Petróleo  +6,6% | O barril WTI fechou o mês em alta cotado a U$48,5, com a possibilidade da vacina e retomada das economias antes do previsto.

Relatório de Resultados por plano

Image