Image

O Relatório de Investimentos da Eletros traz mensalmente um resumo dos cenários econômicos mundial e brasileiro, uma breve análise e as perspectivas futuras na Palavra do Gestor e a prévia dos resultados financeiros dos planos.

Cenário Econômico

Image

Cenário Externo

 

Os mercados acionários ao redor do mundo mantiveram a cadência favorável no mês de abril em decorrência da aceleração vigorosa do crescimento econômico americano e da campanha de vacinação em vários países, com destaque agora para a Europa que até então apresentava um processo mais lento, fatores estes que incitaram a tendência positiva de reabertura global.

 

Apesar do alívio observado nas taxas de juros americanas de longo prazo, mantém-se receio em relação à inflação, principalmente diante dos altos preços de commodities (Gráfico 1) e em alguns bens industriais.

 

 

Gráfico 1 | Preço do Minério de Ferro 62% - Abril

Image

Cenário Interno

 

O mês de abril foi marcado pelo alívio na cena fiscal, porém ainda longe de ser solucionada de forma estrutural, além da abertura no final do mês da CPI da Covid, trazendo uma enorme instabilidade no cenário político doméstico.

 

O ritmo de vacinação no Brasil manteve-se ainda em patamar não satisfatório, mas, com a desocupação gradativa dos leitos iniciou-se em algumas regiões do país a abertura da economia, com base também na queda do número de casos (Gráfico 2), indicador este antecedente de queda dos óbitos. As incertezas permanecem no curto prazo, contudo percebe-se oportunidades de investimentos em alguns segmentos.

 

 

Gráfico 2 | Evolução dos novos casos da Covid-19

Image

Palavra do Gestor

Image

No mês de abril, apresentamos rentabilidades positivas em todos os Planos e perfis de investimentos. Os destaques foram os perfis de investimentos mais agressivos impactados pela variação positiva de 2,8% do IBrX apresentando as melhores rentabilidades.

 

Se por um lado assistimos a uma diminuição do Risco Brasil (-33 pts), uma melhora do Real em relação ao Dólar (-3,4%) e uma rentabilidade positiva dos ativos de risco, por outro, observamos que a bolsa americana continuou performando melhor que a bolsa brasileira. Nesse contexto, é possível afirmar que continuamos atrás do resto do mundo no processo de recuperação econômica, agravado ainda pela percepção do elevado risco fiscal.

 

Como se não bastasse a nossa dificuldade de fazer as reformas serem discutidas e aprovadas, ainda tivemos a criação da CPI da Covid que tende a trazer mais custos para o governo e atrasar ainda mais as implementações das reformas administrativas e tributárias.

 

No ambiente externo, assistimos um cenário econômico muito positivo para ativos de riscos. Uma taxa de juros baixa, elevada liquidez global, recuperação econômica das principais economias e excelentes resultados econômicos das empresas. Adicionalmente, a elevação do preço das commodities tem ajudado nossas exportações.

 

Se o cenário internacional tem nos auxiliado, o mesmo não podemos dizer do cenário interno. Sem dúvida, nosso maior risco parece ser o doméstico. 2022 será um ano de eleições (Presidente, Governadores e Deputados) e, de fato, teremos pouco tempo em 2021 para conseguir aprovar as reformas ditas estruturantes, num ambiente político confuso e desafiador. Para complicar ainda mais, temos uma perspectiva para a trajetória da dívida pública muito pior do que tínhamos antes da pandemia. Acompanharemos de perto os próximos acontecimentos políticos.

 

Variáveis Chave

Image

IBRx 100  +2,8% | A bolsa de valores se valorizou em 2,8% seguindo a expectativa de retomada econômica mundial com o processo de vacinação no Brasil e no mundo.

 

Real/Dólar  -3,4% | O Real se valorizou em relação ao dólar, com o alívio do plano de política fiscal no Brasil e também com os temores de inflação nos EUA.

 

Risco Brasil CDS  -33pts | O Risco Brasil diminuiu por causa da aprovação do Orçamento de 2021 no Congresso, com o alívio do plano de política fiscal no Brasil, fechando abril a 192 pontos.

 

Standard & Poor's 500  +5,2% | O índice acionário dos EUA apresentou aumento de 5,2% devido a aceleração no processo de vacinação e expectativa de recuperação econômica.

 

Barril de Petróleo  +7,4% | O barril WTI fechou o mês em alta cotado a U$63,58, com o enfraquecimento do dólar sobre as outras moedas e processo de vacinação acelerando na Europa.

 

Relatório de resultados por plano

Image